Como vocês já sabem, em 1997 o mundo levou um susto! Um cientista tornou possível a existência de um ser vivo ao transferir cromossomos de uma ovelha para uma célula de outra ovelha, cujo núcleo fora retirado. A ovelha, que se chamou Dolly, desenvolveu-se como a cópia exata da ovelha mãe. Dentre outras razões, isso foi possível porque já se sabia que as proteínas que formam um ser vivo são sintetizadas de acordo com uma ordem chamada código genético.
E de onde vem toda essa variedade genética? Simples, ela garante uma sobrevivência maior. Como isso ocorre? Pelo o que sei, pelo menos nos seres humanos existem os alelos, uns recessivos e outros dominantes. Funciona assim:
Pai Cc (em que C é dominante e c é recessivo)
Mãe Cc
As possibilidades de o filho nascer com determinada característica genética é:
Filho CC ou Cc ou Cc ou cc
50% Cc e 25% para cc ou CC
Se considerarmos esta característica para olhos com olhos azuis e castanhos, os olhos azuis seriam recessivos e olhos castanhos dominantes. Se fosse cc teria olhos azuis e Cc castanhos, mas que pode ter filhos com olhos azuis e CC filhos que terão sempre olhos castanhos.
E não se deve subestimar a genética, nem a diversidade e tudo o que há no planeta. Tudo é muito complexo. É como disse a geobiologista e ecologista americana Elisabet Sahtouris: "
A lição número um da natureza é a diversidade. O mundo natural não gosta de monoculturas
"