Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer aos professores Erasmo e Goreth, que nos proporcionaram este trabalho, unindo Ciência e Tecnologia, um tema importante como DNA com um tema extremamente presente em nossas vidas como um blog. Muito obrigada pelas aulas, experiências, ensinamentos e tudo o mais que não esqueceremos tão cedo! Um abraço de toda a nossa equipe a vocês!
Também agradecemos aos nossos colegas, que compartilharam tudo isso conosco.
E ao Colégio Lourenço Filho, por tudo o que vivenciamos nele.
Obrigada!

Muito mais mágico que qualquer magia... É a vida!

Como vocês já sabem, em 1997 o mundo levou um susto! Um cientista tornou possível a existência de um ser vivo ao transferir cromossomos de uma ovelha para uma célula de outra ovelha, cujo núcleo fora retirado. A ovelha, que se chamou Dolly, desenvolveu-se como a cópia exata da ovelha mãe. Dentre outras razões, isso foi possível porque já se sabia que as proteínas que formam um ser vivo são sintetizadas de acordo com uma ordem chamada código genético.
E de onde vem toda essa variedade genética? Simples, ela garante uma sobrevivência maior. Como isso ocorre? Pelo o que sei, pelo menos nos seres humanos existem os alelos, uns recessivos e outros dominantes. Funciona assim:
Pai Cc (em que C é dominante e c é recessivo)
Mãe Cc
As possibilidades de o filho nascer com determinada característica genética é:
Filho CC ou Cc ou Cc ou cc
50% Cc e 25% para cc ou CC
Se considerarmos esta característica para olhos com olhos azuis e castanhos, os olhos azuis seriam recessivos e olhos castanhos dominantes. Se fosse cc teria olhos azuis e Cc castanhos, mas que pode ter filhos com olhos azuis e CC filhos que terão sempre olhos castanhos.
E não se deve subestimar a genética, nem a diversidade e tudo o que há no planeta. Tudo é muito complexo. É como disse a geobiologista e ecologista americana Elisabet Sahtouris: "A lição número um da natureza é a diversidade. O mundo natural não gosta de monoculturas"

Montando um DNA de Jujuba

Essa foi a nossa 1ª aula, desse bimestre, com o tema DNA e, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre ela. A experiência foi montar um esquema real de DNA inteiramente feito de Jujubas.
O material utilizado foi:
Fios de cobre;
Jujubas;
Tesoura;
Isopor.

A estrutura foi feita de fios de cobre que serviram como as fitas do DNA; as jujubas representavam a Citosina, Guanina, Timina e Adenina, que foram diferenciadas por cores. O Isopor serviu de base para encaixe.
Foi um pouco trabalhoso, mas valeu a pena!

Extraindo DNA da Banana

Aula de Laboratório

Tema: Extração de DNA da Banana

Procedimento: 1)Preparar a amostra;
2)Preparar a solução tampão;
3)Montar o tubo de ensaio: solução tampão + ácool gelado;
4)Isolar o DNA;
5)Ver no M.O.C.

Obs.: Esta aula nós fizemos com alguns outros alunos (pares): Bianca, Iarly, Adrícia. E o nosso resultado foi um dos melhores!

DNA presente na saliva

Aula de Laboratório 27/10/2010

Tema: Extração de DNA

Métodos: -Para células animais (PCR)
-Para células vegetais(extração com solução tampão)
-Para mucosas(saliva)

Ensaio: 1)Preparar a amostra
2)Usar solução tampão
3)Colocar o álcool gelado

Nesta aula, fizemos a extração de DNA da saliva do Antônio Flávio! Deu pra ver direitinho o DNA reagindo no tubo de ensaio!